GLOBALIZAÇÃO
ENCURTANDO DISTÂNCIAS
Com o fim do período de bipolaridade no mundo que se estendia do final da Segunda Guerra Mundial até 1990 quando este se dividia em dois grandes grupos de ideologias politicas e econômicas distintas, o Capitalismo liderado pelos Estados Unidos da América, e o Socialismo liderado pela URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), o mundo passa por grandes transformações, estabelecendo novas relações politicas e econômicas. O espaço geográfico mundial cada vez mais integrados, formando uma grande Aldeia Global, é promovido pelo crescente fluxos de informações, mercadorias, capitais, pessoas e serviços promovido pelo avanço tecnológico dos meios de comunicação, transportes e informática.
" [...] A rapidez com a qual se efetuam agora as interações entre o local e o mundial é que dá a impressão de que a Terra encolheu.Mas, da multiplicidade dessas interações, resulta que os homens e as mulheres estão bem mais conscientes do que outrora sobre as particularidades dos lugares ondem vivem, de sua região e de sua nação, contrariamente à opinião segundo a qual haveria uma especie de uniformização geral das culturas por causa da difusão do idioma inglês e das modas anglo-saxônicas.
Na maior parte dos países, mantêm-se as línguas nacionais ou regionais, que formam cada uma a base de uma cultura. Por outro lado, jamais houve tanta consciência da enorme diversidade das culturas na superfície do globo." Lacoste, Yves. A Terra encolheu? In: Globalização para quem? São Paulo: Futura 2004