quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PARA FIXAR O CONTEÚDO

NA TENTATIVA DE CRIAR UM REGIME CONTRÁRIO AO CAPITALISMO SELVAGEM, OS PAÍSES SOCIALISTA DE LESTE EUROPEU GARANTIRAM TRABALHO AOS CIDADÃOS, AO MESMO TEMPO QUE LHES NEGARAM A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, CERCANDO DE PRIVILÉGIOS UMA ELITE.
COM A QUEDA DO REGIME, A ABERTURA MERGULHOU ESSES PAÍSES NUM CAPITALISMO PERIFÉRICO SEM CONDIÇÕES DE CONCORRER NA CADA VEZ MAIS SOFISTICADO MERCADO INTERNACIONAL.

  • Após a segunda guerra mundial, ocorreu um choque de interesses entre os EUA e a URSS. Denominada de GUERRA FRIA  a disputa entre os interesses das SUPER POTÊNCIAS,  resultando em uma acirrada competição entre as duas NAÇÕES na tentativa de criar áreas de influência sobre diversos países em todos os continentes.
  • As características que permitem afirmar se um sistema político-econômico é capitalista ou socialista são: capitalistas, a economia de mercado é regida pelas leis de oferta e procura e predominam as empresas privadas, já no Socialismo a economia é planificada, predominam as empresas estatais.
  • A sociedade dividida em classes é característica do capitalismo. No socialismo propõem - se uma sociedade igualitária, na qual todos trabalham para um Estado economicamente centralizador.
  • No capitalismo a propriedade é privada, no Socialismo propriedade coletiva.
  • Nota-se o autoritarismo político do bloco socialista através das decisões politicas e econômicas que são centralizadas, ficando a critério da elite burocrática da União Soviética e dos Países do Leste Europeu.
  •  O termo economia estatizada ou  a chamada Estatização, ou Nacionalização, é um conceito vinculado ao capitalismo e que surgiu no século XX. Nesse tipo de ação o Estado, ou governo dominante, toma para si o controle de setores produtivos, regulando o mercado do país. Ou seja, o termo Estatização nada mais é do que um monopólio do próprio governo sobre um recurso natural ou setor econômico.
  • Nesses casos, o recurso ou empresa estatizada passam a ser propriedade pública e o governo do país interfere diretamente na economia. Essa troca de empresas privadas por estatais visa, em muitos casos, garantir a situação produtiva do setor, evitar a expansão do capital internacional no país e gerar recursos financeiros para o governo.Muitos são os setores que passam por estatizações, entre eles telefonia, saúde, transportes, bancos, mineradoras, petrolíferas e siderúrgicas.                           fonte: http://www.grupoescolar.com
  • A partir de meados da década de 80 ( século XX ), o modelo socialista soviético, que combinava economia planificada com autoritarismo, começou a ruir. Em toda a União Soviética e países do Leste Europeu, crescia a insatisfação do povo. Eram necessárias, portanto, algumas mudanças na economia e na política.
  • Em 1985 assume o poder o líder soviético, Mikhail Gorbatchev, que iniciou importante abertura política na União Soviética, conhecida como GLASNOST, palavra que significa "transparência", permitindo maiores liberdades democráticas, como criticar o governo por meios de comunicação, ato que não era permitido.
  • No mesmo período também incentivou uma abertura econômica conhecida como PERESTROIKA, que significa  reestruturação ou  modernização  da economia, com a intensão de introduzir elementos do capitalismo tais como participação de empresas particulares, multinacionais e adquirir tecnologias. Nesse período há uma aproximação entre Estados Unidos e União Soviética onde foram firmados acordos de desarmamento e redução do arsenal nuclear de ambas as Nações. Fato esse que amenizou as tensões da GUERRA FRIA.
  • Com as reformas e acordos a União Soviética retira parte de suas tropas dos países do Leste Europeu, enfraquecendo as ditaduras que se sustentavam com tal apoio, as manifestações populares começam então a proliferar nesses países reivindicando liberdade e democracia, enfraquecendo o sistema. Esse processo de instabilidade politica e econômica e a diversidade étnica e religiosa existente nas 15 repúblicas que integravam a URSS propiciaram o crescimento de movimentos separatistas.
  • O desfecho da crise foi a extinção da URSS em 1991, fragmentando-se em 15 países independentes. Visando manter a cooperação econômica entre essas novas repúblicas, foi criada a Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Fazem parte da CEI 12 países, Rússia , Ucrânia, Belarus, Moldavia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Tadjiquistão e Quirguistão.
       MAPA DA ANTIGA UNIÃO SOVIÉTICA

MAPA PAÍSES DESMEMBRADOS DA URSS



  • Na maioria dos países do LESTE EUROPEU e ÁSIA CENTRAL, a transição para o capitalismo vem sendo mal conduzida, pois, com a introdução do capitalismo, foram reduzidos gastos dos governos com a assistência social e grande parte das empresas sofreu privatização, instaurando-se a recessão  econômica e a dependência determinada pela política financeira que passou a ser ditada por organismos como Fundo Monetário Internacional( FMI ), houve também o aumento do desemprego, miséria , e criminalidade.
  • A Rússia é o país mais extenso do mundo , mesmo com toda abundância de recursos naturais existentes nesse imenso território, a agropecuária e a industria russa enfrentam graves crises, devido a problemas estruturais e à ausência de tecnologia de ponta.                                                                fonte: Sampaio, Francisco Coelho, O mundo global: poder, cultura e contraste8º/9ºano - Coleção Geografia do Século XXI - Ed. Positivo






terça-feira, 8 de outubro de 2013

PAÍSES CAPITALISTAS  E  SOCIALISTAS

CAPITALISTAS:
SISTEMA ECONÔMICO E SOCIAL QUE SURGIU NA EUROPA DURANTE A IDADE MÉDIA,
CARACTERIZADO, PRINCIPALMENTE, PELA ECONOMIA DE MERCADO E PELA DIVISÃO DA SOCIEDADE EM DIFERENTES CLASSES SOCIAIS.
  

SOCIALISMO
MODO DE PRODUÇÃO ( SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO POLITICA E ECONÔMICA DE UMA SOCIEDADE QUE PROPÕE A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SEM CLASSES E SEM DESIGUALDADE.




domingo, 6 de outubro de 2013

GLOBALIZAÇÃO
ENCURTANDO DISTÂNCIAS 
Com o fim do período de bipolaridade no mundo que se estendia do final da Segunda Guerra Mundial até 1990 quando este se dividia em dois grandes grupos de ideologias politicas e econômicas distintas, o Capitalismo liderado pelos Estados Unidos da América, e o Socialismo liderado pela URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), o mundo passa por grandes transformações, estabelecendo novas relações politicas e econômicas. O espaço geográfico mundial  cada vez mais integrados, formando uma grande Aldeia Global, é promovido pelo  crescente fluxos de informações, mercadorias, capitais, pessoas e serviços promovido pelo avanço tecnológico dos meios de comunicação, transportes e informática.
" [...] A rapidez com a qual se efetuam agora as interações entre o local e o mundial é que dá a impressão de que a Terra encolheu.Mas, da  multiplicidade dessas interações, resulta que os homens e as mulheres estão bem mais conscientes do que outrora sobre as particularidades dos lugares ondem vivem, de sua  região e de sua nação, contrariamente à opinião segundo a qual haveria uma especie de uniformização geral das culturas por causa da difusão do idioma inglês e das modas anglo-saxônicas.
Na maior parte dos países, mantêm-se as línguas nacionais ou regionais, que formam cada uma a base de uma cultura. Por outro lado, jamais houve tanta consciência da enorme diversidade das culturas na superfície do globo."  Lacoste, Yves. A Terra encolheu? In: Globalização para quem? São Paulo: Futura 2004