domingo, 29 de março de 2020

Geocentrismo X Heliocentrismo

Durante muito tempo acreditou-se que a Terra era o centro do universo, estando todos os outros planetas e o sol girando ao seu redor. Essa teoria, chamada de geocentrismo, foi defendida pelo astrônomo grego Cláudio Ptolomeu. No século XV, o cientista polonês Nicolau Copérnico,
formulou e apresentou  a humanidade, a Teoria do heliocentrismo, onde afirmou ser o sol o centro do sistema solar e que os planetas giram ao seu redor.
Fontes: FTD - Sistema de Ensino
             Geografia e participação : 6º ano - IBEP, 2012.



segunda-feira, 23 de março de 2020

Jogos de Geografia

 Olhem galerinha estou postando aqui um site interessante com alguns jogos de geografia.Bom divertimento!

https://www.cokitos.pt/siga-as-orientacoes-e-encontre-o-tesouro/

Jogos de Geografia





Badulaque - Ciranda da Terra Redonda

Qual a forma da Terra? Quem está no centro da Terra?
Quais são os contornos das terras emersas?
Como é a Terra vista de fora dela mesma?

O que hoje é óbvio nem sempre foi!

Os gregos acreditavam que a Terra era chata e redonda como um disco, e que o mundo grego ocupava o centro do mundo. Posteriormente, os gregos desenvolveram raciocínio que permitiram concluir que é arredondada, quase uma esfera.
No fim do século XVI e início do XV, no período das grandes navegações, chegou-se ao formato da Terra. Mas seus contornos foram efetivamente conhecidos bem mais tarde.
Só no século XX, no final da década de 60, foi que os satélites artificiais conseguiram mostrar a Terra em totalidade, permitindo que, pela primeira vez, tivéssemos  a prova visual da forma do planeta.

** O astronauta soviético Yuri Gagarin (1934-1968) foi o primeiro ser humano a ver a Terra do espaço em 12 de abril de 1961.
Fonte: Um globo em suas mão: práticas para sala de aula - 2.ed. - Porto Alegre: Editora da UFRGS.


O que é solstício e equinócio?

 A Terra gira ao redor do sol, realizando o movimento de translação. Neste movimento segue um caminho elíptico, quase circular, denominado orbita, que se completa em 365 dias, cinco horas e 48 minutos, período que corresponde ao ano. O ano comum, ou ano de calendário, tem apenas 365 dias. O ano bissexto 366 dias. Chama-se ano bissexto aquele cujo mês de fevereiro tem 29 dias. 

** O termo bissexto tem origem no fato de os romanos, para acertar o calendário, a cada quatro anos contarem duas vezes (bi) o sexto dia anterior ao primeiro dia de março. 

Este dia corresponde à soma das seis horas excedentes em cada um dos quatro anos. 

O ano bissexto é sempre divisível por 4, como os anos 2004 e 2008.

O movimento de translação da Terra, aliado ao fato de esse planeta apresentar o seu eixo imaginário inclinado de vinte e três graus e vinte e sete minutos ( 23º27'), faz com que a incidência dos raios solares que chegam a superfície do nosso planeta seja bastante diferenciada ao longo do ano. Esse fato determina as estações do ano.

Os movimentos de rotação e de translação tem implicações diretas nas condições de tempo e clima e, por consequência, em nossas vidas, sobre alimentação e vestuário, na agricultura e nas demais atividades econômicas, no lazer e mesmo em práticas religiosas. 


Fontes: Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula / Neiva Otero Scäffer...[et al]. 2.ed.- Porto Alegre: Editora da UFRG.
          Geografia e participação : 6º ano - 2.ed.- São Paulo: IBEP, 2012.

segunda-feira, 9 de março de 2020

VENTOS: O AR EM MOVIMENTO


 

O vento é o ar em movimento!
As diferenças de temperatura e de pressão geram o deslocamento do ar.
Isso ocorre porque o ar sempre se desloca das áreas das áreas mais frias e de alta pressão para as áreas mais quentes e de baixa pressão.



Fonte: FTD - Sistema de Ensino