domingo, 3 de agosto de 2014

Brasil: Um Planeta Faminto e a Agricultura Brasileira

A Revolução Industrial transformou significativamente as relações entre o campo e a cidade. Foi a partir desse período que as cidades cresceram e a agricultura iniciou o seu processo de modernização.
Até bem pouco tempo o Brasil, tinha basicamente três tipos de agricultura: agricultura de subsistência -  
praticada na imensa maioria das pequenas propriedades do pais; agricultura itinerante - praticada pelos índios, usa técnicas atrasadas de cultivo, apresentando baixa produtividade. Quando o solo esgota, os agricultores transferem a lavoura para áreas  onde o solo apresentam-se férteis;  e a agricultura de plantation, também chamada de agricultura especulativa - herança deixada pelos antigos colonizadores, trata-se do cultivo de produtos tropicais para exportação desenvolvida pelos grandes fazendeiros de café, cana - de - açúcar, cacau, entre outras, praticada sob a forma de monocultura em grandes extensões de terras chamadas de latifúndios.
"Agricultura é a artificialização produzida pelo homem do meio natural, com o fim de tornar mais apto ao desenvolvimento, buscando melhorar as espécies de vegetais e animais." ( Barros, Henrique de. Os grandes sistemas de organização da economia agrícola. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1975. p. 70.)
Os vídeos acima, são informativos em homenagem ao agricultor brasileiro, sobre a evolução do setor primário no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário