domingo, 2 de novembro de 2014

POPULAÇÃO

NO INICIO DO SÉCULO XXI, 50% DA POPULAÇÃO MUNDIAL VIVIA NAS CIDADES. PORÉM, A CARTA MUNDIAL PELO DIREITO À CIDADE, ELABORADA PELA ONU, ALERTA QUE, SEGUNDO AS PREVISÕES, NO ANO 2050 A TAXA DE URBANIZAÇÃO MUNDIAL CHEGARÁ A 65%.
FONTE:SAMPAIO, FERNANDO DOS SANTOS. PARA VIVER JUNTOS: GEOGRAFIA 7ºSÉRIE

Quatro Cores

AS CIDADES SE TRANSFORMAM COM O PASSAR DO TEMPO

DINÂMICA POPULACIONAL

A POPULAÇÃO MUNDIAL AUMENTA QUANDO HÁ MAIS NASCIMENTO DO QUE MORTES. A DIFERENÇA ENTRE O NÚMERO DE NASCIMENTOS (MEDIDO PELA TAXA DE NATALIDADE) E O NÚMERO DE MORTES ( QUE SE MEDE PELA TAXA DE MORTALIDADE) CORRESPONDENTE AO CRESCIMENTO VEGETATIVO OU CRESCIMENTO NATURAL. 

NATALIDADE - MORTALIDADE = CRESCIMENTO VEGETATIVO

A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA ACOMPANHA A PASSAGEM DA POPULAÇÃO RURAL PARA A URBANA.

É UM PROCESSO QUE SE DESENVOLVEU EM QUATRO FASES. CADA UMA DELAS APRESENTA CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS POR  CAUSA DA VARIAÇÃO NAS TAXAS DE NATALIDADE E MORTALIDADE.





PARA LEMBRAR CIDADE

1- COMO SURGIU AS CIDADES?

AS CIDADES SURGEM ESPONTANEAMENTE PRÓXIMO AOS RIOS, EM REGIÕES  LITORÂNEAS OU EM ENTRONCAMENTOS DE ESTRADAS, POR ONDE FACILMENTE FAZ-SE O ESCOAMENTO DE MERCADORIAS, PRODUTOS, FLUXO DE PESSOAS, ETC. PARA ATENDER AS NECESSIDADES E CONVENIÊNCIAS DOS
HOMENS.



2- O QUE É PRECISO PARA SER CONSIDERADO CIDADE?

NO BRASIL É CONSIDERADO CIDADE TODA SEDE DE MUNICÍPIO, QUE SÃO ÁREAS AUTÔNOMAS EM RELAÇÃO AO ESTADO. OS MUNICÍPIOS SÃO GOVERNADOS POR UM PREFEITO E UMA CÂMARA DE VEREADORES.
PARA UM AGRUPAMENTO SER CONSIDERADO CIDADE É NECESSÁRIO QUE SE OBSERVEM OS SEGUINTES ASPECTOS: POPULAÇÃO, DENSIDADE DEMOGRÁFICA
 ( NÚMERO DE HABITANTES POR QUILOMETRO QUADRADO).
 
3- AS CIDADES SURGEM PARA ATENDER QUE NECESSIDADES?

AS NECESSIDADES E CONVENIÊNCIAS DOS HUMANOS.

4- QUE ÁREAS IDENTIFICAMOS NAS CIDADES?

UM NÚCLEO URBANO, CENTRO COMERCIAL, BAIRROS RESIDENCIAIS, ÁREA RURAL, E ALGUNS MAIS DESENVOLVIDOS TAMBÉM ÁREA INDUSTRIAL.





5- O QUE CHAMAMOS DE URBANIZAÇÃO?

O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO SE DA COM A TRANSFERÊNCIA DE BOA PARTE DA POPULAÇÃO RURAL PARA AS CIDADES. ESSA TRANSFERÊNCIA SE DÁ POR MEIO DO PROCESSO DENOMINADO ÊXODO RURAL.
O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL FOI O GRANDE RESPONSÁVEL PELO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO.


"Urbanização é um conceito geográfico que representa o desenvolvimento das cidades. Neste processo, ocorre a construção de casas, prédios, redes de esgoto, ruas, avenidas, escolas, hospitais, rede elétrica, shoppings, etc."

6- O QUE CHAMAMOS DE METRÓPOLES?

ATUALMENTE O CONCEITO ESTÁ ASSOCIADO À SUPERIORIDADE DE UMA CIDADE EM RELAÇÃO A OUTRAS, GERALMENTE CONURBADAS, NAS QUAIS OS PROBLEMAS DEVEM SER PENSADOS E SOLUCIONADOS POR MEIOS DE POLITICAS ECONÔMICAS INTEGRADAS, 

O BRASIL POSSUI MUITAS CIDADES QUE SÃO POLOS DE ATRAÇÃO DA POPULAÇÃO. SEGUNDO O CENSO DE 2010, SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, SALVADOR, BRASILIA, FORTALEZA, BELO HORIZONTE SÃO AS MAIORES CIDADES DO PAÍS.

7- O QUE É CONURBAÇÃO?

ÁREAS URBANAS COMPOSTAS POR CIDADES E VILAREJOS QUE FORAM SURGINDO E SE DESENVOLVENDO UM AO LADO DO OUTRO, FORMANDO UM CONJUNTO.
NORMALMENTE NAS ÁREAS METROPOLITANAS OCORRE O FENÔMENO DA CONURBAÇÃO, OU SEJA, AS ÁREAS URBANAS MESCLAM-SE E NÃO PERCEBEMOS A DIFERENÇA ENTRE UMA CIDADE OU OUTRA.

8- O QUE É, E PARA QUE SERVE UMA PIRÂMIDE ETÁRIA
A PIRÂMIDE ETÁRIA É UM TIPO DE GRÁFICO BASTANTE UTILIZADO NA GEOGRAFIA.
ELA APRESENTA DADOS SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO DE UM LOCAL POR SEXO E FAIXA DE IDADE. MOSTRA COMO SUA POPULAÇÃO ESTÁ DISTRIBUÍDA.
POR MEIO DA PIRÂMIDE ETÁRIA É POSSÍVEL COMPARAR AS CARACTERÍSTICAS DEMOGRÁFICA DE UM PAÍS, CIDADE OU REGIÃO COM AS DE OUTRAS, EM DIFERENTES PERÍODOS.  

9- QUE PARTES COMPÕEM UMA PIRÂMIDE ETÁRIA, E O QUE CADA PARTE INFORMA?

A BASE DA PIRÂMIDE REPRESENTA A POPULAÇÃO DE MENOS IDADE ( CRIANÇAS E JOVENS) O MEIO DA PIRÂMIDE O NÚMERO DE ADULTOS  E O ÁPICE OU TOPO DA PIRÂMIDE A POPULAÇÃO DE IDOSOS. QUANTO MAIS PESSOAS FOR REPRESENTADA NO TOPO DA PIRÂMIDE MAIS VELHA É A POPULAÇÃO. ESSA CONFIGURAÇÃO DENOTA ELEVADA EXPECTATIVA DE VIDA.

10- QUE DADOS SÃO POSSÍVEIS AVALIAR A PARTIR DA PIRÂMIDE ETÁRIA?

DADOS COMO: QUALIDADE DE VIDA, EXPECTATIVA DE VIDA, PERCENTUAL POR GÊNERO ( SE A POPULAÇÃO É MAIOR FEMININA OU MASCULINA), POTENCIAL DE MÃO DE OBRA, NO QUE É PRECISO QUE O PAIS INVISTA, SE O PAÍS É DESENVOLVIDO, SUBDESENVOLVIDO OU ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO.








?
O QUE É CIDADE

"[...] A CIDADE É UM PRODUTO DA PRESENÇA E DA ATIVIDADE DO HOMEM E SURGIU PARA ATENDER ÀS SUAS CONVENIÊNCIAS E NÃO EM CONSEQUÊNCIA DE ALTERAÇÕES NATURAIS DO CLIMA E DO MEIO. A CIDADE É, PORTANTO, UM AMBIENTE ANTRÓPICO,
PALAVRA QUE DERIVA DO GREGO ÁNTHOPOS  (HOMEM)."

A ciência geográfica entende CIDADE como um espaço demográfico social e econômico formado da concentração populacional, onde podem desenvolver atividades econômicas predominantemente dos SETORES SECUNDÁRIOS( atividades industriais), TERCIÁRIO ( comercio, serviços, bancos, hospitais, escolas, etc..), QUARTENÁRIO ( tecnologia da informação, etc.) e QUINÁRIO( atividades ligadas ao conhecimento, criatividade, livros, filmes, teatro, etc...)
A maioria das cidades, surgiu espontaneamente, próximo a rios, em regiões litorâneas ou nos entroncamentos de estradas, onde o acesso é facilitado pela presença de vias de escoamento do fluxo de pessoas, mercadorias, produtos, etc; de forma geral, as cidades concentram  atividades ligadas ao setor terciário.
Há cidades que são construídas com uma finalidade especifica e são chamadas de cidades planejadas.
Brasilia foi fundada em 21 de abril de 1961, construída em três anos e dez meses para abrigar a capital do país através de um projeto do então presidente Juscelino Kubitschek. É uma das cidades mais modernas do mundo. 
No Brasil considera-se cidade toda sede de município. São denominados municípios aquelas áreas administrativas autônomas em relação ao estado. Entretanto, é relativa essa autonomia, já que os municípios são subordinados politicamente e  dependem financeiramente do repasse dos governos estaduais e federal.
"AS CIDADES SÃO CONSIDERADAS COMO PRODUTOS DA "ARTE"  HUMANA, PORQUE NELAS ESTÃO REGISTRADA A CAPACIDADE DO HOMEM DE INTERFERIR E TRANSFORMAR O MEIO AMBIENTE."