domingo, 2 de novembro de 2014

O QUE É CIDADE

"[...] A CIDADE É UM PRODUTO DA PRESENÇA E DA ATIVIDADE DO HOMEM E SURGIU PARA ATENDER ÀS SUAS CONVENIÊNCIAS E NÃO EM CONSEQUÊNCIA DE ALTERAÇÕES NATURAIS DO CLIMA E DO MEIO. A CIDADE É, PORTANTO, UM AMBIENTE ANTRÓPICO,
PALAVRA QUE DERIVA DO GREGO ÁNTHOPOS  (HOMEM)."

A ciência geográfica entende CIDADE como um espaço demográfico social e econômico formado da concentração populacional, onde podem desenvolver atividades econômicas predominantemente dos SETORES SECUNDÁRIOS( atividades industriais), TERCIÁRIO ( comercio, serviços, bancos, hospitais, escolas, etc..), QUARTENÁRIO ( tecnologia da informação, etc.) e QUINÁRIO( atividades ligadas ao conhecimento, criatividade, livros, filmes, teatro, etc...)
A maioria das cidades, surgiu espontaneamente, próximo a rios, em regiões litorâneas ou nos entroncamentos de estradas, onde o acesso é facilitado pela presença de vias de escoamento do fluxo de pessoas, mercadorias, produtos, etc; de forma geral, as cidades concentram  atividades ligadas ao setor terciário.
Há cidades que são construídas com uma finalidade especifica e são chamadas de cidades planejadas.
Brasilia foi fundada em 21 de abril de 1961, construída em três anos e dez meses para abrigar a capital do país através de um projeto do então presidente Juscelino Kubitschek. É uma das cidades mais modernas do mundo. 
No Brasil considera-se cidade toda sede de município. São denominados municípios aquelas áreas administrativas autônomas em relação ao estado. Entretanto, é relativa essa autonomia, já que os municípios são subordinados politicamente e  dependem financeiramente do repasse dos governos estaduais e federal.
"AS CIDADES SÃO CONSIDERADAS COMO PRODUTOS DA "ARTE"  HUMANA, PORQUE NELAS ESTÃO REGISTRADA A CAPACIDADE DO HOMEM DE INTERFERIR E TRANSFORMAR O MEIO AMBIENTE."


Nenhum comentário:

Postar um comentário