quarta-feira, 3 de julho de 2019
Camadas da atmosfera
Atmosfera: a camada de gases que envolve a Terra
Praticamente todas as formas de vida da Terra necessitam da atmosfera para sobreviver. Sem ela, provavelmente não existiria vida em nosso planeta. Até hoje, não há comprovação científica de que exista algo semelhante à atmosfera terrestre no universo.
A atmosfera terrestre é composta por vários gases; no entanto, o nitrogênio e o oxigênio são seus principais componentes, correspondendo a, respectivamente, 78% e 21% de sua composição.
A atmosfera terrestre é composta de cinco camadas:
Exosfera - Esta a mais de 500 quilômetros de altitude da superfície da Terra. Nessa camada o ar torna-se intensamente rarefeito, até o ponto em que deixa de existir, no espaço sideral.
Termosfera - entre 80 e 500 quilômetros de altitude da superfície terrestre. Sua temperatura se eleva conforme a altitude aumenta. É nessa camada que ocorre a maior parte das transmissões de radiotelefonia.
Mesosfera - Essa camada alcança até, aproximadamente, 80 quilômetros do solo. Nela, conforme a altitude aumenta, a temperatura diminui, atingindo até cerca de -90ºC.
Estratosfera - Situa-se entre 15 e 50 quilômetros de altitude. Nela a temperatura aumenta conforme aumenta a altitude. Nessa camada está localizado a maior parte do ozônio (O3) da atmosfera, ou seja, o gás que absorve parte dos raios solares ultravioleta.
Troposfera - Possui aproximadamente 15 quilômetros de altitude a partir da superfície. Sua temperatura diminui cerca de 6,5ºC a cada quilometro que se distancia do solo. Esta camada concentra praticamente todo o vapor de água da atmosfera, nela acontece a maior parte dos fenômenos meteorológicos, como os ventos, as massas de ar e as nuvens.
Fonte: FTD sistema de ensino: geografia: 6ºano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário