segunda-feira, 30 de junho de 2014

Mudanças Climáticas



A latitude, a altitude, e as atividades humanas como,  indústrias, queimadas e o movimento dos meios de transportes, interferem no clima gerando uma série de problemas.

Tempo e clima - A história dos climas


Imagine, você programar um passeio com a família e os amigos para o final de semana,  já que o dia está estável e bonito você deixa tudo organizado. Mas infelizmente ao amanhecer você percebe que o tempo mudou, está frio e nublado, parece que não demora a chover e se vê forçado a cancelar a programação. Com certeza todos ficarão chateados! E não pense que é difícil acontecer, as condições do tempo atmosférico mudam constantemente, muitas vezes de uma hora para outra, num mesmo dia faz calor, frio, chove, abre sol.

Tempo atmosférico é um conjunto de condições de temperatura, umidade e ventos, que ocorrem em um período curto, como um dia, como uma semana ou um mês, As condições de tempo atmosférico podem mudar  de uma hora para outra, ou de um dia para outro.

O tempo é o estado da Troposfera (camada atmosférica, onde ocorrem os fenômenos climáticos) num certo espaço de tempo e em determinado local. Logo, um lugar pode apresentar vários tempos em um mesmo dia, chuvoso, ensolarado, frio, etc.

E clima? O clima é uma sucessão frequente dos diferentes tipos de tempo durante períodos prolongados.


domingo, 29 de junho de 2014

VULCANISMO



Vulcões - abertura na crosta terrestre por onde emergem materiais provenientes do interior da terra. Numa erupção vulcânica, os materiais do interior da terra são expelidos para a superfície, transformando o relevo.

A forma de um vulcão na paisagem é na maioria uma grande montanha, construída pela própria

 com o topo em forma de cone, mas também o vulcão pode se apresentar em outras formas de relevo,  como  atóis, lagoas e caldeiras.

Durante a erupção vulcânica é expelido, magma, cinzas, gases e fragmentos de rochas. O magma depois de expelido pela chaminé vulcânica, passa a ser chamado de lava. Depois de sucessivas erupções o magma pode esgotar continuando apenas a ser expelida as cinzas.

O vulcanismo, conjunto de processos geológicos, é um fenômeno natural responsável pelo afloramento da lava na superfície da crosta terrestre - continental ou oceânica dando origem as erupções vulcânicas e a intrusões magmáticas. Pode ocorrer em razão do derretimento do material rochoso, quando há choque entre placas tectônica, como também pela subida do magma proveniente do manto, por meio de fissuras na litosfera( camada rígida externa do planeta. A crosta terrestre faz parte da litosfera que é composta essencialmente de rochas, minerais, os solos, leito dos oceanos, as cordilheiras e demais formas de relevo), que acontece principalmente onde há separação de placas.



As rochas vulcânicas, formadas por lavas, dão origem a solos férteis, ideais para a prática da agricultura. Por  isso, em áreas próxima a vulcões, existe grandes aglomerações humanas.
No território que corresponde, hoje, ao Brasil, por exemplo, a atividade vulcânica foi intensa durante a Era Mesozoica. Nas terras em que, atualmente, localizam-se os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, houve grande derramamento de lavas vulcânicas (magma), que se depositaram sobre camadas de rochas sedimentares. A lava solidificada deu origem a uma rocha chamada basalto, que após longo processo erosivo, resultou na terra , um tipo de solo bastante fértil e aproveitado para a agricultura.
A maior parte dos vulcões ativos localiza-se no oceano Pacífico. Essa região abrange ilhas e áreas continentais da América, Ásia e Oceania conhecida como Círculo de Fogão do Pacífico. São áreas de intenso contato entre as placas tectônicas. 

Fontes: Adas Melhem, Adas Sérgio. Expedições geográficas 1.ed.- São Paulo: Moderna, 2011.
Sampaio, Fernado dos Santos. Para viver juntos: geografia. 6ºano: ensino fundamental 3 ed. São Paulo: edições SM, 2012

segunda-feira, 23 de junho de 2014

NASA - Observando Equinócios E Solstícios Do Espaço



Em 21 de junho os raios solares incidem de forma mais vertical no trópico de Câncer, dando  inicio ao solstício de verão no Hemisfério Norte enquanto  no Hemisfério Sul temos o solstício de inverno.
Chamamos de solstícios o período em que temos a maior diferença entre as horas de dia e noite, nesse caso no solstício de verão temos mais horas de dia que de noite. "O dia é mais longo."
No solstício de inverno as noites são mais longas que os dias. Os solstícios, assim como os equinócios que ocorrem em 20 ou 21 de março no hemisfério sul quando iniciamos o outono e no  hemisfério norte a primavera, e 20 ou 23 de setembro no hemisfério sul quando têm inicio a primavera e no hemisfério norte o outono tendo os dias e as noites  a mesma duração,  estão  relacionado há um dos movimentos da terra, o de translação,  movimento em que a Terra faz uma trajetória elíptica em torno do sol. Esse movimento leva 365 dias, 5 horas e 48 minutos para dar uma volta completa e é  responsável pelas estações do ano, INVERNO, VERÃO PRIMAVERA E OUTONO. Devido a inclinação do eixo da Terra, os hemisférios Norte e Sul recebem quantidades de luz e calor de forma desigual.
Como a maior parte do território brasileiro está no hemisfério sul, o verão começa para nós em 21 de dezembro e o inverno, em 21 de junho.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Ciclo da Água



Essencial para nossas vidas a parte liquida do planeta Terra conhecida como HIDROSFERA ocupa 3/4 da superfície do planeta,  porém, temos apenas 2,5% da água doce disponível na superfície da Terra dos quais seus 7 bilhões de habitantes contam apenas com 1% dessa água doce nos rios e lagos  para consumo pois  69% estão nas geleiras e 30%, em lençóis subterrâneos.

Existem duas teorias aceitas no meio cientifico que procuram explicar o aparecimento da água no planeta.

A primeira que teria sido um choque entre nosso  planeta ainda em formação  com meteoritos e cometas constituídos de gelo que, ao entrarem em contato com a superfície quente os cristais de gelo derreteram dando origem à água na Terra.

Outra teoria diz que, no próprio processo de formação da Terra, há mais de 3 bilhões de anos, as rochas que estavam se consolidando liberavam gases que combinavam entre si dando origem ao vapor de água, que em conseqüencia,  se transformava em chuva. Esse processo torna-se sucessivo, a água da chuva evapora em função do grande calor, antes mesmo de tocar o solo quente, levando à  formação de chuvas e voltando a evaporar, ao longo do tempo provocando um grande diluvio e uma grande evaporação que acumulando-se na atmosfera em forma de nuvens densas por longo período e, essas impediram a entrada de luz solar levando ao resfriamento do planeta.

Após o resfriamento a água que escorria sob a rocha consolidada em forma de rios, foi se acumulando nas partes mais baixas dando origem aos lagos, mares e oceanos.

Com o prolongamento das chuvas, o intemperismo químico promoveu a desagregação (desmanche) das rochas, dando origem ao solo propriamente dito. O desmanche das rochas pelo intemperismo liberou no ambiente inúmeros minerais e elementos químicos que, foram transportados pelas águas. Entre esses elementos destaca-se pela quantidade os sais que  dissolvidos escorreram para os mares e oceanos tornando-os salgados.

* O sal é formado pelos elementos químicos cloro e sódio que se atraem mutuamente .