quinta-feira, 12 de junho de 2014
Ciclo da Água
Essencial para nossas vidas a parte liquida do planeta Terra conhecida como HIDROSFERA ocupa 3/4 da superfície do planeta, porém, temos apenas 2,5% da água doce disponível na superfície da Terra dos quais seus 7 bilhões de habitantes contam apenas com 1% dessa água doce nos rios e lagos para consumo pois 69% estão nas geleiras e 30%, em lençóis subterrâneos.
Existem duas teorias aceitas no meio cientifico que procuram explicar o aparecimento da água no planeta.
A primeira que teria sido um choque entre nosso planeta ainda em formação com meteoritos e cometas constituídos de gelo que, ao entrarem em contato com a superfície quente os cristais de gelo derreteram dando origem à água na Terra.
Outra teoria diz que, no próprio processo de formação da Terra, há mais de 3 bilhões de anos, as rochas que estavam se consolidando liberavam gases que combinavam entre si dando origem ao vapor de água, que em conseqüencia, se transformava em chuva. Esse processo torna-se sucessivo, a água da chuva evapora em função do grande calor, antes mesmo de tocar o solo quente, levando à formação de chuvas e voltando a evaporar, ao longo do tempo provocando um grande diluvio e uma grande evaporação que acumulando-se na atmosfera em forma de nuvens densas por longo período e, essas impediram a entrada de luz solar levando ao resfriamento do planeta.
Após o resfriamento a água que escorria sob a rocha consolidada em forma de rios, foi se acumulando nas partes mais baixas dando origem aos lagos, mares e oceanos.
Com o prolongamento das chuvas, o intemperismo químico promoveu a desagregação (desmanche) das rochas, dando origem ao solo propriamente dito. O desmanche das rochas pelo intemperismo liberou no ambiente inúmeros minerais e elementos químicos que, foram transportados pelas águas. Entre esses elementos destaca-se pela quantidade os sais que dissolvidos escorreram para os mares e oceanos tornando-os salgados.
* O sal é formado pelos elementos químicos cloro e sódio que se atraem mutuamente .
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