segunda-feira, 23 de junho de 2014
NASA - Observando Equinócios E Solstícios Do Espaço
Em 21 de junho os raios solares incidem de forma mais vertical no trópico de Câncer, dando inicio ao solstício de verão no Hemisfério Norte enquanto no Hemisfério Sul temos o solstício de inverno.
Chamamos de solstícios o período em que temos a maior diferença entre as horas de dia e noite, nesse caso no solstício de verão temos mais horas de dia que de noite. "O dia é mais longo."
No solstício de inverno as noites são mais longas que os dias. Os solstícios, assim como os equinócios que ocorrem em 20 ou 21 de março no hemisfério sul quando iniciamos o outono e no hemisfério norte a primavera, e 20 ou 23 de setembro no hemisfério sul quando têm inicio a primavera e no hemisfério norte o outono tendo os dias e as noites a mesma duração, estão relacionado há um dos movimentos da terra, o de translação, movimento em que a Terra faz uma trajetória elíptica em torno do sol. Esse movimento leva 365 dias, 5 horas e 48 minutos para dar uma volta completa e é responsável pelas estações do ano, INVERNO, VERÃO PRIMAVERA E OUTONO. Devido a inclinação do eixo da Terra, os hemisférios Norte e Sul recebem quantidades de luz e calor de forma desigual.
Como a maior parte do território brasileiro está no hemisfério sul, o verão começa para nós em 21 de dezembro e o inverno, em 21 de junho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário