segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Clima, Relevo e Vegetação

CLIMA E VEGETAÇÃO - PERFEITA INTERAÇÃO

A ocupação humana de um determinado ambiente ocorre de acordo com as suas características naturais. 
O Tipo de clima de uma região influencia o modo de vida das pessoas, que pode ser percebido nas atividades econômicas e manifestações culturais. O comportamento do clima também determina características das plantas, regime dos rios, formas de relevo, e animais que habitam a região.
Deve-se entender por CLIMA a sucessão habitual dos tipos de tempo atmosférico que se repetem durante vários anos num lugar ou região.
Já, tempo atmosférico é a combinação de temperatura e umidade momentâneas ( de horas, dias ou semanas), o clima é uma combinação duradoura desses elementos. Para se determinar o clima de um lugar, ou região, são necessários aproximadamente 30 anos de observação para conhece a regularidade com que os tipos de tempo se repetem.


As precipitações

O ar contém vapor de água proveniente dos oceanos, dos rios, dos lagos, das plantas de de outras fontes. O vapor de água, quando atinge certa altitude, se condensa formando as nuvens.
As chuvas não ocorrem na mesma quantidade e frequência em todos os pontos da terra.
* Em dias quentes, o vapor formado pode alcançar as camadas mais elevadas e frias da atmosfera, neste caso,  é possível ocorrer a formação e  precipitação de pedras de gelo de tamanhos variados, chamadas de GRANIZO.
Há três tipos de chuva:  
a) As chuvas orográficas ocorrem quando o vento carregado de umidade encontra obstáculo  natural e por isso sobe. Esses obstáculos podem ser morros, serras ou montanhas.
A temperatura do ar cai conforme ele se eleva na atmosfera.

 

b) Chuvas de convecção ou convectivas, são provocadas pela intensa evaporação da água presente na superfície terrestre ( florestas, cidades, lagos, rios, oceanos), que ocorre quando as temperaturas estão muito elevadas. O ar quente e úmido que resulta da evaporação sobe, a umidade se condensa e ocorre  a precipitação.

c) Chuvas frontais - Quando duas massas de ar com diferentes temperaturas ( uma quente outra fria) se encontram, formam as chuvas frontais, ou chuvas de frente. A massa de ar frio, mais pesado,  tende a descer; Já a massa de ar quente, mais leve, sobe, resfria-se, condensa causando precipitação.


Fontes: 
Adas, Melhem - Expedições geograficas, 6º ano/ Melhem Adas, Dergio Adas. - 1. ed. - São Paulo: Moderna, 2011. 
Sampaio, Fernando dos Santos - Para viver juntos: geografia, 6º ano: ensino fundamental -3 ed
São Paulo: Edições SM, 2012. - ( Para viver juntos).
FTD - sistema de ensino - vídeo: Fatores do clima e vegetação

Nenhum comentário:

Postar um comentário